Enquanto eu caminhava pela rua até chegar ao trabalho...pensava nesse dia, o Dia Internacional da mulher.Na maioria das vezes,nesse dia somos felicitadas por tal,por outras mulheres.
São poucos os da ala masculina que nos cumprimentam por tal.Eu pessoalmente, tenho o privilegio de ser felicitada todo ano pelo principal homem da minha vida:meu pai.E olha que meu pai teve a honra de conviver com mulheres de todos os tipos e cheias de varias manias por longos anos.
Eu particularmente nao sei como ele nao enlouqueceu convivendo por tantos anos com quatro mulheres, diariamente.Acho que pelo menos ele aprendeu algumas coisas sobre o tal sexo fragil, que vamos falar serio, de fragil não tem é nada!Ensinou também...
Bom, será que nossos amigos,nossos amantes, amores não nos admiram?
Vinha pensando também nas coisas que nós mulheres ao longo das decadas aprendemos e conquistamos.Ainda temos muito que aprender...fato é que nós mulheres diferentemente do que alguns homens pensam, conquistamos nossas glórias com capacitação, competencia e determinação e, não por meio de persuadir com nosso corpo...(mas isso não quer dizer que algumas de nós não se utilizam dessa "arma").
Roubamos espaços em profissões outrora totalmente masculinas.
aprendemos com os homens a, separar sexo de amor.
Aprendemos a sermos mais objetivas e claras.
Aprendemos a cuidar mais de nós mesmas, e isso não tem nada haver com ser vaidosa.
Procurei elencar uma serie de mulheres que eu, admirasse ou fosse fã.Em varios meios, atrizes,cantoras,escritoras,advogadas,policiais....sinceramente não achei.
Em todas elas, eu respondi com um nome masculino.
ah, mas na minha porfissão eu encontrei uma que se encaixou em mais de uma profissão.A dona Jô, que é arbitra de futsal, professora de educação física e inspetora regional de esportes.
ela foi pioneira nesta cidade na arte de ousar e, buscar espaço entre os homens que arbitravam na cidade.Lembro-me expulsou um torcedor de dentro do ginasio de esportes por conta deste desferir-lhe o tempo todo ofensas morais.Na epoca, um jornalista da cidade disse a ela"quer dar uma de gostosa, voce vai expulsar todos os torcedores do ginasio?", antes mesmo de ser totalmente regra os arbitros tomarem tal atitude diante de tais torcedores inconvenientes.
Como professora, foi a primeira tambem nesta cidade a utilizar essas famosas calças de ginasticas pra dar aulas.Causou espanto e conquistou algumas inimizades das proprias professoras de educação fisica que hoje, usam estas calças pra ministrarem suas aulas.
Dentre outras coisas, tambem foi pioneira no divorcio...recordo como se fosse hoje, o periodo dificil que não foi dentro de casa, mas sim pelas ruas da cidade, com as pessoas comentando como é que podia, onde é que já se viu uma mulher por o marido pra fora...e olha que isso ocorreu na decada de noventa, seculo XX!
Hoje, eu posso elencar aquelas mesmas mulheres que na epoca a criticaram por tal coisa, estão em sua grande maioria separadas de seus respectivos maridos, divorciadas!
E eu não estou falando da minha mãe não, eu estou falando da mulher que eu conheço, da profissional que ela é.
É a mulher que eu admiro no mundo, que até hoje fica ai reinventando coisas,causando furor e arrancando comentarios pelas coisas que faz...
Se voce duvida dessa mulher, da força que ela tem e da competencia...vá ate a escola Adelino Peters e pergunte aos alunos, de um professor de sua preferencia, ou melhor, de uma professora....pergunte a alguns diretores de escola, e tambem a alugns torcedores...
Eu não vou fazer isso, pois já sei decor o resultado.Não é dificl conviver com ela, dificil é ter que dividí-la com tanta gente os 365 dias do ano!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário